sábado, 29 de maio de 2010

Rapidinhas da Semana


CONCURSO


No próximo domingo, dia 06/06/10, às 8 horas, o IFPA estará realizando a prova do concurso para provimento de 46 vagas para técnicos-administrativos, nível médio e superior, regime de 40 horas semanais. O Campus Castanhal será um dos locais de realização das provas e, para este campus, está previsto que fique apenas dois dos concursados: 1 assistente social e 1 auxiliar em administração.

SEMANA DE INTEGRAÇÃO EM CIÊNCIA, ARTE E TECNOLOGIA


Na última sexta-feira, dia 29/05/10, às 9 horas, no Auditório Central do Campus Castanhal, houve uma assembléia geral com o corpo discente para discutir o tema da Semana de Integração em Ciência, Arte e Tecnologia do IFPA Campus Castanhal (antiga FAAC). O evento deverá ocorrer no mês de outubro ou novembro. O tema escolhido foi "Educação, Trabalho, Cultura e Inovações Tecnológicas para a Sustentabilidade da Amazônia." Dentre os objetivos que estão sendo definidos no projeto estão promover a integração entre o corpo discente do campus, promover a integração entre a instituição e as famílias (a idéia é trazer os pais e responsáveis para participar do evento e apreciar os trabalhos desenvolvidos por seus filhos), instigar o fazer científicos, dentre outros. Algumas atividades pré-definidas são a realização de cursos e oficinas, além da apresentação dos trabalhos, realização de torneio esportivo de integração, dentre outros detalhes que estão sendo amadurecidos em reuniões. A Comissão de servidores responsáveis pela realização dessa Semana Científica deverá ter uma próxima reunião no dia 01/06/10, às 14h, para definir a data e outros detalhes.

ÚLTIMAS DO PROFOR


Na próxima segunda-feira, dia 31/05/10, às 19h, no Auditório Central, será realizado o II Encontro da Amizade dos (as) Residentes (o I Encontro foi realizado no dia 25/04/10). O evento, que faz parte das programações do Programa de Formação em Identidade, Gênero, Raça e Etnia - PROFOR, deverá ser composto por atividades lúdicas e recreativas, dos parabéns aos aniversariantes do mês, e de um coquetel comemorativo, além de muita dança e música.
Ainda pelo PROFOR, o próximo Encontro Formativo Geral está agendado para o dia 09/06/10, às 19h, e terá a temática "Drogas" (o primeiro Encontro Formativo foi realizado no mês anterior, e falou sobre "Juventude, Sexualidade e Escola"). Dessa vez, os convidados serão um ex-drogado, um psicólogo e alguém da área jurídica que trabalha com atendimento a jovens usuários. A idéia é fazer em outro espaço, que não seja o auditório, em um formato de programa de auditório estilo "Altas Horas".

FURTOS E PREJUÍZOS

Duas coisas tem preocupado a comunidade escolar: os furtos e a segurança das pessoas que estudam e trabalham neste campus. Lâmpadas de emergência, notebook de professor, roupas e calçados dos residentes, livros, MP-4... a lista é grande e preocupante. Infelizmente, algumas pessoas tem manchado o nome da instituição com essas atitudes, comprometendo a segurança da grande maioria dos integrantes da comunidade escolar, formada na maioria por estudantes que suam o ano inteiro, a maior parte longe de casa e dos familiares, se sacrificando para, honestamente, buscar um melhor aprendizado e adquirir melhores perspectivas de vida para si, sua família e sua comunidade.
Depois do sumiço de duas lâmpadas de emergência do Auditório Central, o projeto de cinema foi temporariamente suspenso, pelo temor de que essas atitudes voltassem a ocorrer (muito embora não haja nenhuma prova de que foi em uma sessão de cinema que as lâmpadas sumiram, haja visto o grande número de atividades as mais diversas que ocorrem no Auditório Central, sem haver um servidor que fique como responsável pelo referido espaço. Ou seja, muita gente pega as chaves e aí já viu...).
Essas infrações, além de deixar as pessoas honestas temerosas, ainda as prejudicam, com a suspensão de atividades de lazer e a desconfiança que se instaura no campus. Está na hora de os estudantes honestos ajudarem os setores responsáveis a identificar e punir exemplarmente os infratores.

NOVA CARTEIRINHA ESTUDANTIL DO IFPA CAMPUS CASTANHAL

Como medida de segurança e sob a solicitação até mesmo de estudantes, o Diretor Geral do campus, professor Edinaldo Feitosa, já avisou que vai baixar uma ordem de serviço determinando que os estudantes se identifiquem na portaria, mediante apresentação de documento de identificação, para poder adentrar a instituição. A medida visa garantir que pessoas estranhas à comunidade escolar não tenham mais facilidade para adentrar a escola, o que pode colocar em risco a segurança de estudantes e servidores.
A CGAE já iniciou o processo de confecção das carteirinhas estudantis do Campus Castanhal, que chegaram da gráfica na última semana. A novidade na nova carteira é a inclusão da data de validade. Ou seja, ELA TAMBÉM VALE COMO CARTEIRA DE 1/2 ENTRADA. Então, nossos estudantes não precisam comprar carteirinha com nenhuma entidade estudantil que vive fazendo esse tipo de comércio. Além disso, aos que possuem carteira de 1/2 passagem, é bom lembrar que, por força de lei municipal, ela também é aceita como 1/2 entrada em Castanhal.
Contudo, vários estudantes ainda não preencheram o questionário sócio-econômico na CGAE, ou não entregaram as duas fotos. Sem sócio-econômico, sem carteira. E sem carteira, futuramente, sem acesso à escola. Além disso, em breve a carteirinha da instituição será cobrada na entrada do refeitório e para efetuar o empréstimo de livros na biblioteca.

O LUAU VIROU CHUVAL

O Grêmio Estudantil Edson Luiz promoveu, na última quinta-feira, dia 27/05/10, um luau. Os gremistas pensaram antecipadamente em tudo: escolheram um ambiente aberto, com gramado, por trás do auditório central, colocaram tochas, a comissão de colandos ficou responsável por venda de comidas e bebidas, escolheram a primeira noite de lua cheia (que estava linda!) e... o evento foi prejudicado pela chuva! Lamentavelmente, tiveram que se deslocar para o pátio coberto do prédio de aulas, e a programação começou bem tarde, o que não impediu que os jovens se divertissem e dançassem bastante.
Mas, fica o incentivo para realizar novos luais e outros eventos. Afinal, o atual grêmio estudantil do Campus Castanhal tem se demonstrativo criativo, independente, responsável e, mais do que falação, tem apresentado projetos, como esse e o da capoeira, que já funciona três vezes na semana (segunda, quarta e sexta-feira). Parabéns aos nossos estudantes!

COPA DO MUNDO

Se a direção geral der o aval, pela segunda vez a Copa do Mundo será assistida no Auditório. Em 2006 foi assim. Na época, o diretor geral Antonio Cardoso não mediu esforços e mandou instalar uma antena parabólica às proximidades do auditório, que lotou durante os primeiros jogos da seleção brasileira.
A comissão de formatura e os colandos 2010 estão com a intenção de fazer uma festa junina logo após o jogo de estréia do Brasil (15/06/10, 15h30). Estamos apostando no evento e torcendo pra dançar certo!

CONSELHO DE CLASSE

A Equipe Pedagógica do IFPA Campus Castanhal está quase concluindo as visitas de acompanhamento às turmas, etapa essencial em preparação ao 1º Conselho de Classe de 2010. As atividades de acompanhamento foram compostas por uma dinâmica na qual os estudantes colocavam pedras e flores (simbolizando dificuldades e estímulos, respectivamente, ao processo de ensino e aprendizagem deles no campus) sobre um tapete (que simbolizava a caminhada, a trajetória deles na escola). De uma forma geral, a atividade foi bem avaliada pelos estudantes, que puderam fazer suas avaliações sobre a escola (tanto positivas quanto negativas), inclusive apresentando sugestões. Em algumas turmas, a atividade foi emocionante e promoveu manifestações de companheirismo, amizade e até mesmo pedidos de perdão. Além de queixas contra professores autoritários ou com metodologia inadequada, ou contra serviços de atendimento e a outros estudantes, pode-se evidenciar muitos problemas sócio-familiares, que provocaram a emoção nos relatos.
Agora, será iniciado o acompanhamento aos professores, especialmente aqueles mais citados negativamente nas atividades. O objetivo é diagnosticar como está a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e buscar estratégias para superar as situações problemas que dificultam sua efetivação.
O Conselho de Classe tem indicativo de data para ser realizado entre os dias 23 e 24 de junho de 2010.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Enfim, a Meia Passagem Intermunicipal

Parece que dessa vez a tão sonhada carteira de 1/2 passagem intermunicipal vai mesmo sair do papel. O projeto, que desde 2007 esperava por uma lei que o regulamentasse, finalmente começa a se efetivar de fato.

O art. 284 da Constituição do Estado do Pará, alterado pela Emenda Constitucional nº 35, de 24 de janeiro de 2007 (que trata da concessão do benefício de pagamento de 1/2 passagem intermunicipal aos estudantes do estado do Pará, nos meios de transporte convencional rodoviário e aquaviário) foi regulamentado pela Lei n° 7.327, de 13 novembro de 2009. Essa Lei previa a criação de uma Comissão Gestora Tripartite, ou seja, composta por membros de três entidades (dois representando o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Pará, dois representando as entidades estudantis e dois representando o Governo do Estado, sendo um obrigado da ARCON), comissão essa responsável por estabelecer as normas de concessão, fiscalização e controle do benefício da 1/2 passagem intermunicipal, bem como cadastrar as instituições de ensino, receber destas os formulários dos estudantes que serão agraciados com o benefício e providenciar a confecção das carteiras de 1/2 passagem.

O bom dessa história é que, sendo as instituições de ensino responsáveis por enviar seus dados à Comissão Gestora e os de seus estudantes, não cairemos no risco de que entidades estudantis de índole duvidosa resolvam fazer comércio com a carteira de 1/2 intermunicipal, a exemplo do que fizeram e fazem com a carteira de 1/2 entrada, que virou uma tal bagunça que provavelmente sofrerá algumas restrições com a aprovação de uma lei que rola em Brasília.


As instituições educacionais têm que se cadastrar junto à Comissão Gestora e enviar os formulários com os dados dos estudantes até o dia 25 de junho de 2010. Podem se cadastrar todas as Instituições públicas e privadas de Ensino médio, técnico e superior, inclusive pós-graduação e doutorado, devidamente autorizadas, nos termos da Legislação, e localizadas no Estado do Pará, que desejarem oferecer o benefício da Meia Passagem Estudantil a seus alunos regularmente matriculados. Excetuam-se nessa lei os cursos pré-vestibulares, escolas de idiomas, dentre outras não contempladas com a descrição acima.
 
Após efetivar seu cadastro junto à Comissão Gestora, a instituição poderá enviar os dados dos estudantes que serão contemplados com o benefício, em formulário próprio, duas fotos 3 x 4, e cópias dos seguintes documentos: identidade, cópia da declaração de imposto de renda do responsável financeiro para o caso de aluno da rede privada, cópia do comprovante de endereço de residência, que poderá ser feito através de conta de água, luz e telefone fixo, em nome do aluno ou de seus pais.
 
Para ter direito ao benefício, o estudante do ensino médio deve residir até 100 km do estabelecimento de ensino onde está matriculado e o pertencente ao ensino técnico, superior, inclusive pós-graduação, mestrado e doutorado, 250 km (duzentos e cinqüenta quilômetros). Ou seja, os estudantes do IFPA Campus Castanhal estão incluídos na regra dos 250 km. Quanto aos que moram mais distantes do que isso (é o caso do povo de Brasil Novo, Laranjal do Jari, entre outros), terão também o benefício da 1/2 passagem para o município onde residem, mas apenas oito vezes no mês, o que corresponde a quatro finais de semana.


Os estudantes, em seus formulários, precisam indicar quais os municípios onde moram, através de comprovante de residência em seus nomes ou nos nomes de seus pais. Ele ainda deve indicar o número de passagens utilizadas semanalmente e diariamente, o trecho (município de origem - município onde estuda), além de especificar se o transporte que costuma usar é rodoviário ou aquaviário. E a instituição tem que informar o calendário de aulas, incluindo os feriados e as férias. Ou seja, a redução de 50% na tarifa diz respeito somente ao deslocamento do estudante de sua localidade até a sua instituição de ensino, e apenas no período letivo. Vale lembrar que o benefício tem que ser renovado semestralmente e a instituição de ensino se obriga a informar à Comissão Gestora os estudantes desistentes ou que, por qualquer outro motivo, não estiverem mais frequentando as aulas.
 
A CGAE vai estar divulgando essas informações junto ao corpo discente e procurando viabilizar, junto à Direção Geral do campus, o imediato cadastramento da instituição e de seus estudantes.
 
Embora haja limitações para o uso do benefício, só o fato de possibilitar a redução de 50% nos custos com transporte entre suas localidades e o campus, com certeza é algo que vai beneficiar em muito os estudantes que ralam para se qualificarem longe de suas famílias.
Li toda a Lei que cria a Meia Passagem Intermunicipal, bem como os decretos e resoluções do Governo Estadual e da Comissão Gestora que estão disponibilizados no site do Governo do Estado do Pará, e não há menção alguma a qualquer taxa a ser cobrada dos estudantes. Ou seja, A CARTEIRA DE 1/2 PASSAGEM INTERMUNICIPAL É GRATUITA, não havendo nenhuma entidade para cobrar dos estudantes valores para sua confecção.
 
Melhor assim. Com um pouquinho de burocracia, esperamos que se assegure esse direito aos estudantes de fato, para não acontecer polêmicas semelhantes ao direito de 1/2 entrada, que, por causa da atividade de irresponsáveis que fazem carteiras a torto e a direita, só visando o lucro, deram margem para o questionamento desse direito historicamente conquistado pelos estudantes. O exemplo deveria inspirar estratégias para garantir a 1/2 entrada somente aos estudantes de fato, e sem restrições.
 
Para maiores informações, procure a CGAE ou entre no site do Governo do Estado:
 
http://www.pa.gov.br/meia_passagem.a

domingo, 23 de maio de 2010

PROFOR 2010 - O Carro Chefe da CGAE

O Programa de Formação em Gênero - PROFOR nasceu em 2008, quando a Escola Agrotécnica Federal de Castanhal (atualmente Instituto Federal do Pará Campus Castanhal) iniciava um projeto de reimplantação da residência feminina. O sucesso da nova experiência dependeria da promoção de atividades sócio-educativas que possibilitassem a discussão sobre gênero na instituição, particularmente no que diz respeito à residência, capazes de propiciar aos (às) jovens estudantes a vivência de discussões, aprendizados e trocas de experiências que tivessem como objetivo refletir a educação a partir da perspectiva de gênero, articulando essa temática com diversas outras tão próprias à fase em que estavam vivendo, como saúde, drogas, sexualidade, educação, trabalho e etc.


Fruto de uma articulação entre a Coordenação Geral de Assistência ao Educando – CGAE, o Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidade Especial – NAPNE, a Coordenação Geral de Ensino – CGE e a Equipe Pedagógica da EAFC-PA, o PROFOR foi inicialmente concebido para atender prioritariamente as meninas, mas acabou envolvendo vários meninos também, totalizando um público atendido de cerca de 50 pessoas(em um universo de cerca de 120 residentes tantos masculinos quanto femininos), e tendo como resultado o convívio harmonioso e respeitoso entre residentes de ambos os sexos.


A partir da ampliação da residência estudantil em 2010, por conta da reforma do alojamento C (exclusivamente feminino) e da entrada das turmas do PROEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos (entre elas uma turma composta por 40 quilombolas), o número de residentes saltou para um total de pouco mais de 180, sendo 50 do sexo feminino. Em 2009 o PROFOR não tivera continuidade (e fora pensado como um programa de formação contínua), o que originou a urgência de sua continuidade.


Com isso, sentimos a necessidade de ampliar o público alvo, com atividades que contemplassem a todos (as) os (as) residentes, bem como ampliar a temática central - originalmente relacionada à questão de gênero - para abarcar de forma mais contundente outras temáticas, como a étnico-racial, a fim de promover a integração, o reconhecimento da importância do negro e das influências africanas na constituição da nação brasileira e o respeito às pluralidades culturais, corroborando os trabalhos sócio-educativos e integrados que vem sendo realizados no sentido de atender a lei 10.639/03. Para isso, uma nova equipe (CGAE, NAPNE e CGE e professores convidados) tem se reunido para planejar as atividades, a partir das demandas dos (as) próprios (as) residentes (foi aplicado um questionário junto aos (às) mesmos (as), para verificar o que eles mais gostariam de ver sendo abordado no PROFOR, dentro da linha "Identidade, Gênero, Raça e Etnia".


O projeto será desenvolvido através de atividades formativas e de convivência, havendo encontros gerais (com todos) e encontros específicos (em grupos). Os encontros gerais já começaram, com a realização do I Encontro da Amizade e do I Encontro Geral Formativo.


O I Encontro da Amizade ocorreu no dia 25 de abril último, no refeitório do campus. O evento teve por objetivo promover a integração e a convivência dos (as) residentes, através de atividades lúdicas. Após a leitura do texto inspirador "O Sentido dos Gansos", duas equipes foram formadas e foi realizada uma gincana, havendo várias provas como: enxugar gelo, concurso de dança, desfile de Beyoncé, corrida do ovo, carrinho de mão, prova do desfarce, dentre outros. Estiveram presentes a diretora do Departamento de Desenvolvimenoto Educacional, Gleice Izaura, o Coordenador de Residência, Roberto Costa e a servidora Irismar Brasil, que compuseram o júri. A mim coube ser o animador. Os servidores da cozinha Antonia Maria e João Norberto também estiveram presentes. A programação foi encerrada com uma mensagem de Irismar Brasil (texto de Shakespeare), o canto de parabéns aos aniversariantes do mês e um coquetel.


Já a I Atividade Formativa Geral ocorreu no último dia 11 de maio, no Auditório Central. A temática escolhida foi "Juventude, Sexualidade e Escola". A atividade foi a exibição de um trecho inicial do filme "Juno", seguido de exposições dos convidados, Dr. Euler, médico do campus, e professor Edeenaldo, de Geografia. Após as explanações (Dr. Euler na parte biológica e prof. Edeenaldo na sócio-afetiva), foi aberto o debate. Os (as) participantes (dentre os quais vários não residentes, em um auditório semi-lotado) não quiseram falar no microfone. Em compensação, a caixinha de perguntas recebeu muitas dúvidas, quase não dando para responder a todas. Vários assuntos foram questionados: métodos anticoncepcionais (especialmente pílutas e tabelinha), DST, gravidez na adolescência, homossexualidade, orgasmo, dentre outros, incluindo vários tabus. A atividade foi encerrada às 21h30, com um lanche no refeitório.


Vale ressaltar que este ano o PROFOR foi um dos projetos de pesquisa contemplados com bolsa de monitoria. O bolsista do PROFOR (selecionado em entrevista) é o estudante Raul, da 1ª série. Dentre suas atividades, estão: planejamento de ações, relatório e avaliação das atividades, pesquisa de opinião com os (as) residentes (a idéia é que o PROFOR vá sendo construído a partir da demanda do público alvo), registro audiovisual das atividades (tem como objetivo produzir um vídeo sobre o projeto a ser exibido na Semana de Recepção e Integração Estudantil em 2011) e produção de uma cartilha a partir dos materiais trabalhados e da produção de textos dos (as) participantes.


As próximas atividades previstas serão o II Encontro da Amizade, a ser realizado no dia 31 de maio próximo, e a II Atividade Geral Formativa, que deverá ocorrer no dia 09 de junho, com o tema "Drogas" (segunda maior votação na enquete com os (as) residentes).

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Visagens no IFPA

Não é de hoje que histórias de assombrações circulam no IFPA Campus Castanhal. Relatos os mais variados já foram contados, para curiosidade de uns e desespero de outros: uma mulher loira que assombra o prédio administrativo às noites, portas que se abrem sozinhas, uma mulher de preto que circunda as vias no período noturno, assobios de matinta... e por aí vai.

Uma vez ouvi dizer que o professor Fernando Favacho foi colocado pra correr do setor de Recursos Humanos. As cadeiras e os papéis começaram a se mexer sozinho e ele "pegou o beco" rapidinho. Tia Maria José, cozinheira, também passou por maus bocados quando fazia faxina ali. Alguma espécie de visagem misteriosa a teria posto pra correr umas duas vezes. Jeferson, da Coordenação de Serviços Auxiliares - CSA, também já relatou ter percebido coisas estranhas, do tipo: "acendi todas as luzes, e depois elas se apagaram sozinhas uma a uma". Contam que o Valente, da Unidade de Processamento de Dados - UPD, quando estava dando aula, às vezes interrompia o que estava falando para esperar que um estudante que só ele estava vendo adentrasse a sala e se sentasse. Para os vigilantes mais antigos, a coisa parece ser tão corriqueira que eles já levam em tom de brincadeira. E Seu Manoel Barata jura que já foi acompanhado da matinta perera das UEPs até o CGAE.

Eu mesmo vivenciei uma coisa estranha. Foi em um mês de férias. Nenhum servidor, nenhum estudante. Só eu na CGAE. Era início de noite e eu me aprontava para ir para minha casa, mas o tempo fechou e eu resolvi esperar para não ser pego pela chuva. Um vento muito forte começou a balançar os balancins. Eu saí para o corredor e percebi que o vento também parecia estar dentro das outras salas, porém elas estavam fechadas. A fechadura da secretaria da CGAE se mexia como se houvesse alguém preso lá dentro. De repente, algo começou a caminhar de uma sala para outra, pelo forro. Quando passou na minha sala, o forro se movia como se estivesse sob o peso de pegadas. Rapidinho, desliguei tudo e fui apressado embora. Quando estava descendo as escadas da CGAE, o vento e o buraco nas salas e no forro cessaram...

Após o lamentável episódio dos casos de meningite no campus (naquela época ainda Escola Agrotécnica), os alojamentos tiveram que entrar em reforma e os estudantes precisaram morar em outros setores, que foram improvisados como quartos. A galera que foi escalada para ficar no Auditório de Mecanização parecia que eram os mais sortudos, pois lá tinha ar condicionado (as salas de aula ainda não eram refrigeradas). Engano. Eles penaram muito. Relatos frequentes chegavam a CGAE. Eram batidas na janela. Quando iam olhar, não havia ninguém. E imediatamente, as batidas já eram na porta, do outro lado da sala. Impossível ter sido a mesma pessoa. E de novo não havia ninguém. E, é claro, ninguém dormia... Aquele tenebroso ano de 2005 (ano em que quatro estudantes morreram, dois residentes por meningite, um outro estudante assassinado e um outro de câncer), foi o período no qual os relatos de assombrações haviam sido os mais frequentes... até hoje.

Começou com as meninas, quando elas ainda moravam no alojamento A. Alguém misterioso as tocavam, mas não havia ninguém por perto. Depois, ao se mudarem para o alojamento C, entraram em desespero ao ver um homem sem camisa (Tarado? Visagem? Ou algum residente desocupado?) e uma mulher de preto (olha ela aí de novo) circulando ao redor do alojamento. Mas, a coisa pegou mesmo foi no alojamento B: beliches que se balançam sozinhos, copos que se arrastavam no chão, chapéus voando pelo quarto, ventilador que pega fogo, vulto de estudante com roupa de apicultor, gemidos embaixo da cama... por dias seguidos! Provavelmente, tem aí alguns residentes bricalhões (e vivos) fazendo medo a alguns colegas. Mas, os relatos são tantos que parece difícil não haver um quê de verdade nos relatos. Os residentes passaram a rezar mais e a ler a Bíblia. Não sei se por causa disso, mas as assombrações parecem que entraram em recesso.

Hoje, à noite, Dra Naely, do Centro Espírita, estará, junto com a Assistente de Alunos Cantanila, no Auditório Central, exibindo um vídeo seguido de debate. O tema será "Conversando com os Espíritos". A idéia é acalmar os estudantes, falar sobre o poder e a importância da oração (independente de credo religioso) e tornar o assunto, digamos, mais "natural".

Tudo tem seu lado positivo. Talvez o fato tenha servido para aproximar os estudantes mais de Deus. E a se aquietar mais nos quartos, após as 22 horas. Se voltará a ocorrer essas manifestações com a mesma frequência de novo, só o tempo vai dizer. Quem sabe com um pouco mais de oração e de disciplina, os tais fenômenos realmente não parem. Ou, do contrário, apareçam lobisomens na fazenda escola ou morcegos vampiros sugando o sangue das pobres vaquinhas. Cruz credo!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Prêmio Técnico Empreendedor 2010

No último dia 17 de maio foi publicado o Edital do Prêmio Técnico Empreendedor 2010, uma iniciativa do Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE e do Banco do Brasil.

O prêmio tem por objetivo estimular, reconhecer, premiar, divulgar e fomentar as atividades de empreendedorismo e cooperativismo desenvolvidas pelos alunos dos cursos técnicos e tecnológicos das Instituições Públicas de Educação Profissional e Tecnológica. Este ano os temas são: Livre, Inclusão Social e Cooperativismo. Ótima oportunidade para nossos estudantes e ex-estudantes (que estão continuando seus estudos em outras faculdades) aproveitarem para inscrever projetos. É bom lembrar que a participação no Prêmio Técnico Empreendedor engrandece o nome de nosso campus e geralmente estudantes nossos participam.

Haverá uma etapa regional e, depois, uma etapa nacional. O Pará está incluído na Região 1, junto com Amazonas, Tocantins, Roraima, Rondônia e Amapá. Na etapa regional serão selecionados três projetos por categoria e tema, que concorrerão à etapa nacional. Na etapa nacional serão selecionados três projetos de cada tema, nas categorias técnico e tecnólogo. A divulgação dos resultados das etapas regional e nacional acontecerão nos dias 03 e 16 de novembro, respectivamente.

A premiação dos classificados na etapa regional será: Certificado de reconhecimento pela classificação e  R$ 2.000,00 que serão rateados pelos membros da equipe e pelo professor-orientador. Quanto aos felizardos que vencerem a etapa nacional a premiação será:

- para o 1º lugar: 8.000,00 mais Certificado de 1º Colocado no Prêmio Técnico Empreendedor e troféu;
- para o 2º lugar: 6.000,00 mais Certificado de 2º Colocado no Prêmio Técnico Empreendedor e troféu;

- para o 3º lugar: 4.000,00 mais Certificado de 3º Colocado no Prêmio Técnico Empreendedor e troféu;


Os valores serão rateados pelos membros da equipe vencedora. Aos professores orientadores a premiação será de 3.000,00, 2.000,00, e 1.000,00, para o 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente, além do certificado de orientador do projeto e troféu.

As inscrições e entrega dos projetos deverá ser feita no SEBRAE mais próximo da Instituição, no período de 17/05 a 31/08/2010.

A premiação ocorrerá no dia 01/12/2010 (dia do aniversário da Escola Agrotécnica!).


Para maiores informações, consulte o site:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15399

terça-feira, 18 de maio de 2010

O Blog

A necessidade de comunicar me fez criar este blog. A vontade de fazer circular informação, tal como o coração faz circular o sangue pelo corpo, alimentando os órgãos vitais e produzindo vida. Ok, romântico demais, eu sei. Mas, a idéia é essa. Circular. Informar. E, por que não, revitalizar as coisas.




E aonde fica o verde? No fato de ser agricolino. Este blog foi criado por um agricolino para os (as) agricolinos (as), especialmente. O que não significa que não possa ser apreciado por outras pessoas. Mas, o público alvo almejado são os estudantes e servidores do IFPA Campus Castanhal, antiga Escola Agrotécnica Federal de Castanhal / PA.




É bom que se diga: não é um blog oficial. Tampouco é o blog do Coordenador Geral de Assistência ao Educando - CGAE (cargo que ocupo atualmente no IFPA), posição que assumo até que o Diretor Geral resolva me substituir ou até que eu me despeça antes de perder meus últimos neurônios. Ou seja: embora fale de notícias da CGAE, não é o blog da CGAE. É o blog de um agricolino. Além disso, o fato de não ser oficial deixa a pessoa mais livre para expressar suas opiniões. Ninguém para pentelhar, autorizar... Viva a liberdade! (com responsabilidade, é claro).




Enfim, é um espaço de reflexão, opinião, discussão e informação. E, quem sabe, um lugar de desabafo às vezes. E um espaço de memória também. Um pouco do que falta no site do campus, ainda muito ligado à notícias de pregões eletrônicos, editais, concursos e outras notícias da parte, digamos, mais burocrática.




Além disso, é bom dizer que este blog também foi feito para ex-agricolinos (as) também (terceirões e pós-mediões da vida), que mesmo depois de terminar seus estudos, vez ou outra vêm visitar a antiga casa, socializar lembranças... Enfim, para todos aqueles que sempre vão ter o coração verde.




Espero contribuir com este meu "coração verde" para melhorar a comunicação entre a comunidade escolar do IFPA Campus Castanhal e, de quebra, expurgar meus demônios interiores. E quem quiser me ajudar será muito bem vindo. Aí, deixa de ser o blog do Edivaldo (que coisa mais piegas, credo!) e passa a ser algo mais participativo e democrático.




Juro que dessa vez vou me esforçar para manter as notícias em dia.




Um grande beijo a todos (as)!




Edivaldo Moura