Muito bem conduzido, o evento teve por objetivo propiciar aos produtores e estudantes o conhecimento de experiências no processo de produção do milho economicamente viáveis aos pequenos agricultores, com a finalidade de possibilitar a esses a aplicação desses conhecimentos em suas comunidades de origem e melhorar a produção e, consequentemente, a renda familiar.
Desde cedo, os estudantes, técnicos e professores envolvidos na atividade estavam no milharal organizando cinco estações nas quais seriam explicados aos visitantes as diversas fases da produção do milho de acordo com a experiência implementada na escola e as quais se pretendia socializar com os produtores.
O Técnico em Assuntos Educacionais, Edivaldo Moura, deu as boas vindas iniciais e passou a palavra ao Diretor Geral do IFPA Campus Castanhal, professor Edinaldo Feitosa, que falou sobre a importância do evento, elogiou o trabalho de toda a equipe responsável pelo evento e chamou a frente os coordenadores, professores e técnicos presentes que estiveram diretamente envolvido na organização do mesmo, além de agradecer aos representantes de entidades que estavam prestigiando o evento, bem como aos produtores presentes.
Em seguida, o professor Ricardo Cordeiro, envolvido diretamente na coordenação do projeto, explicou como se desenvolveria a atividade, através de um percurso no interior do milharal, onde estavam montadas cinco estações de conhecimento, com estudantes e professores aguardando para socializar experiências na produção do milho junto aos visitantes. Estes se organizaram em grupos de 20 pessoas e a visitação teve início.
Na primeira estação foi falado sobre a coleta e a análise de solo, o preparo da área e a regulagem da plantadeira e adubadeira. A referida estação funcionou tendo como orientador o professor Wellington Sena.
A segunda estação, que funcionou sob a orientação da professora de bovinocultura Célia Guimarães, socializou experiências relacionadas à integração entre lavoura, pecuária e floresta. Nela, foi destacado a possibilidade dos benefícios das plantações de milho as pastagens.
A terceira estação estava sob a orientação do professor Ricardo Cordeiro, tratou especificamente da adubagem correta do solo, de acordo com os resultados da análise do mesmo, para propiciar a melhor nutrição para o milho produzido.
A quarta estação, por sua vez, apresentou as sementes utilizados no projeto implementado no milharal, com a colaboração da empresa transnacional Pioneer, cujos representantes se fizeram presentes no evento e na referida estação, e enfocou os benefícios que as referidas sementes, geneticamente modificadas, traziam no combate a pragas e doenças. O professor Luís Freitas era o orientador dessa estação.
Encerrando o percurso, a quinta estação tratou dos custos de produção que teriam os produtores para implementar as experiências socializadas no evento, e sobre a produtividade. Esta estação esteve sob orientação de Neutonio Souza, professor de Economia Rural.
Dentre os técnicos-administrativos responsáveis pela organização do evento, dê-se destaque à equipe da Coordenação Geral de Produção e Pesquisa - CGPP, podendo-se citar o coordenador Domingos Sávio e o técnico Willamos Nazareno, dentre outros.
O evento foi encerrado com um churrasco, em clima de descontração e especialmente, satisfação com o sucesso da atividade, muito elogiada por sinal.
E que venham outras!
Olá,muito boa essa iniciativa de postar sobre os acontecimentos da escola...a saudade é grande, mesmo pra quem só passou dois meses de estagio,mas aprendi muito com todos que tive a oportunidade de conviver nesse tempinho!
ResponderExcluirEmilia Cardoso.