Os educandos foram acompanhados pelos Professores Romier Sousa, Fernando Favacho e Acácio Moreira, que atuam no IFPA. Foram desenvolvidas ações nas UPEs de Sistema Agroflorestal Sucessional, Sistema Agrosilvipastoril Sucessional em formato circular, além das demais UPEs do Instituto, como a criação de minhocas para produção de adubo orgânico.
O objetivo central das atividades foi realizar uma vivencia prática dos educandos a partir do trabalho como principio educativo. Para o professor Romier Sousa, em geral há um senso comum de que o aprendizado na graduação é muito diferente da prática na realidade. Neste sentido, o Campus Castanhal do IFPA vem se desafiando a modificar esta máxima. “Os educandos devem vivenciar as diversas experiências práticas da formação em Ciências Agrárias”. No entanto, esta vivencia deve ser reflexiva. “Não se trata aqui de repetir o tecnicismo historicamente pregado nas Instituições de ensino das Ciências Agrárias”, afirma Fernando Favacho, Diretor de Ensino do IFPA. “queremos que os educandos possam compreender os princípios que norteiam a produção agrícola com enfoque na Agroecologia. O trabalho como principio educativo é um principio fundamental nesta caminhada pedagógica”, completa Fernando.
Pela manhã os educandos debateram sobre a importância da produção de base ecológica e refletiram sobre os conceitos de ciclagem de nutrientes, biodiversidade e ciclos ecológicos. O desenvolvimento da prática foi realizada a partir do manejo da biomassa no Sistema Agroflorestal Sucessional, implantado na Instituição desde 2005 em uma área degradada. “Gostei muito da atividade. É muito diferente do que nos mostram em sala de aula. Aqui observamos a natureza, sentimos o calor do trabalho. Foi muito boa a atividade”, afirma uma estudante da UFRA.
Logo após a atividade de manejo, o Prof. Acácio realizou uma rápida explicação da importância dos SAFs do ponto de vista econômico na Amazônia. Enfatizou a experiência que vem sendo constantemente visitada pelos educandos do IFPA, localizada em Tomé – Açu, Nordeste do Pará.
No inicio da tarde os educandos dirigiram a UPE Agrosilvipastoril em formato circular, desenvolvido sobre a coordenação do Prof. Fernando Favacho, que possui como principal objetivo a criação de ovinos e caprinos em sistemas de base ecológica. Os jovens puderam realizar o plantio de mudas para enriquecer o sistema e ampliar a biomassa disponível, além da possibilidade da produção de uma melhor ambiência aos animais.
Nem a chuva do “inverno” Amazônico impediu a finalização da atividade. Molhados e com sentimento de dever cumprido, os educandos e educadores finalizaram a atividade com a certeza de que fazer Agronomia é fundamentalmente compreender a natureza, e a luz dos conhecimentos científicos e populares das populações tradicionais, co-evoluir com a mesma, em um movimento constante de reflexão-ação-reflexão.
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