sexta-feira, 6 de maio de 2011

Na rua, na chuva, na fazenda

Foi assim o II Dia de Campo do Milho, realizado no dia de hoje, na fazenda escola do IFPA Campus Castanhal. Ruas (ou melhor, dizendo, ramais) tomadas pela lama provocada pela forte chuva que continuou caindo desde a tarde do dia de ontem dificultaram o acesso do grande número de estudantes, servidores do campus, egressos, produtores e outros parceiros da Instituição que vieram prestigiar o evento. 
Embora isso tenha atrasado a programação por cerca de duas horas, não foi o suficiente para tirar a disposição dos participantes em atolar o pé na lama que tomou conta de parte da fazenda-escola, para prestigiar os estandes (estações), onde professores e estudantes de diversos cursos e turmas esperavam pelos convidados para, no dizer do professor Ricardo Cordeiro, explicar o "passo-a-passo" da produção de milho em integração com a pecuária.


Essa integração lavoura-pecuária já era celebrada em uma das estações do I Dia de Campo do Milho que ocorreu no ano passado, mas nesse II Dia de Campo ganhou maior destaque, resultado esse de pesquisas que comprovaram que a referida integração tem resultados surpreendentes na recuperação de lavouras degradadas, servindo como uma grande alternativa para os produtores do estado.
Foi ainda embaixo de chuva que o professor Edinaldo Feitosa, Diretor Geral do campus, proferiu as palavras de abertura do evento, seguido por representantes da Emater e do Banco do Brasil, que falaram sobre a satisfação de participar do evento. A Pionner, a exemplo do ano anterior, prosseguiu na já celebrada parceria com o campus.
Após boas-vindas e orientações dos professores Ricardo Cordeiro e Célia Guimarães, os participantes, divididos em grupos de 30 pessoas, começaram a percorrer as cinco estações do projeto. A primeira estação, coordenada pelo professor Gil Mendes Sales, abordou a amostragem de solo georeferenciada.
A segunda, que tratou sobre a mecanização e o preparo de área, esteve sob a coordenação do professor Wellinton Sena.
Na terceira estação, coordenada pelo professor Ricardo Cordeiro, foi enfatizado o manejo e a adubação do milho e do capim.
Na quarta, por sua vez, tratou sobre manejo integrado de pragas e híbridos do milho, com coordenação da professora Kézia Alves.
A quinta estação, por fim, encerrou as apresentações com orientações acerca do custo de produção e da Lucratividade a partir da integração Lavoura-Pecuária.
Ao final das visitas, os participantes foram convidados para um almoço servido no refeitório do campus. Abaixo, mais fotos:











2 comentários:

  1. É, APESAR DA CHUVA FOI MUITO BOM O DIA DE CAMPO, A INTEGRAÇÃO DOS AGRICULTORES, PROFESSORES, ALUNOS E REPRESENTANTES DE ENTIDAS PÚBLICAS E PRIVADAS.
    É IMPORTANTE MOSTRAR PARA O AGRICULTOR ALTERNATIVAS DELE RECUPERAR AS PASTAGENS DEGRADADAS, E A FAZER ROTAÇOES DE CULTURAS QUE POSSIBILITAM UM MELHOR MANEJO DO SOLO, SENDO QUE ELE AO FAZER CONSÓRCIO DO MILHO + CAPIM, DEPOIS QUANDO AO RETIRAR ESSE CAPIM O SOLO DARÁ O SUPORTE NECESSÁRIO A CULTURA QUE ELE IRÁ PLANTAR.

    ResponderExcluir