sexta-feira, 20 de maio de 2011

Conselho de Classe

A Equipe Técnico-Pedagógica se reuniu hoje, pela manhã, para planejar o Conselho de Classe desse semestre, cujos preparativos já haviam sido iniciados através do trabalho de acompanhamento pedagógico às turmas, onde se iniciou um trabalho de diagnóstico dos problemas que vinham dificultando o processo de ensino e aprendizagem, com enfoque na temática bullying. O desafio agora, que quase todas as turmas já passaram por esse acompanhamento, é realizar o mesmo trabalho com os professores, inclusive com a aplicação de um questionário que, a exemplo do que fora feito com os estudantes, deve trazer importantes indicadores para o planejamento pedagógico do campus. Esse acompanhamento junto aos professores deve ser realizado  em grupos e está sendo chamado de Pré-Conselho.

A equipe discutiu sobre a importância de, ao concluir o trabalho de reflexão e acompanhamento junto aos professores, analisar os dados fornecidos por estes e pelos estudantes acerca dos problemas enfrentados e promover uma ação de culminância desse trabalho, envolvendo toda a comunidade escolar, incluindo-se aí os pais e responsáveis e entidades como Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS, Juizado da Infância e da Juventude, dentre outros possíveis. A idéia é sensibilizar a comunidade escolar acerca do bullying e discutir melhorias para o processo de ensino e aprendizagem. Nessa nova proposta, o Conselho de Classe englobaria todo esse processo de discussão com os estudantes, professores, análise dos resultados da pesquisa, socialização com a comunidade escolar até a culminância da atividade. Pretende-se, portanto, dar um bem mais sensibilizador, abrangente e reflexivo ao Conselho de Classe.

O pré-conselho com os professores acontecerá no próximo dia 26 de maio (quinta-feira), às 14 horas, no prédio de aulas (salas a ser definidas pela CGE). Os dados dos questionários aplicados junto aos estudantes e professores deverão ser analisados pela Equipe Técnico-Pedagógica no dia 03 de junho. A culminância do Conselho de Classe, com evento reunindo a comunidade escolar para discussão sobre bullying, está prevista para o dia 15 de junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário