segunda-feira, 2 de maio de 2011

AQUICULTURA EM FOCO

O IFPA Campus Castanhal tem sido cada vez mais palco de grandes e importantes eventos, sobre temáticas variadas. Dessa vez, o enfoque foi para a aqüicultura. Entre os dias 25 e 29 de abril de 2011, foi realizado em nosso campus a 1ª Semana Acadêmica de Aquicultura e 1º Workshop de Aquicultura da Amazônia Oriental, evento há bastante tempo previsto para envolver um público alvo formado pela comunidade externa e interna: professores, pesquisadores, estudantes, aquicultores, secretarias municipais, associações de aquicultores, empresários e outras pessoas com interesse na área.

A abertura do evento contou com as presenças do reitor do IFPA, Edson Ary, do Diretor Geral do Campus Castanhal, Edinaldo Feitosa, e do Diretor de Pós Graduação, Inovação, Pesquisa e Extensão do campus, Cícero Paulo, e do secretário adjunto da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura do Pará, Dr. Henrique Sawakique, que compuseram a mesa solente de abertura. 

A programação foi composta por várias palestras, exposição, minicursos e mesas redondas, com a participação de professores do campus na área de aqüicultura (carinhosamente conhecidos como “os peixes”) e professores pesquisadores de várias instituições, que vieram colaborar com o evento.

Com a coordenação do professor Marcelo Torres e com destaque para o grande envolvimento dos estudantes do curso de Tecnologia em Aquicultura do campus, o evento teve uma grande importância para a Instituição. Poderia ter sido melhor, houvesse mais público. Lamentável um evento dessa grandeza e com tanta qualidade ter tido uma participação relativamente pequena do público interno (afora os estudantes de aqüicultura) e do público externo (não se viu muitos estudantes de outras universidades), o que revela falhas na divulgação do evento, que merecia casa cheia. Quantidade não implica necessariamente em qualidade, mas um pouco mais de integração entre a comunidade escolar poderia ter abrilhantado a semana. Houvesse sido ela efetivada enquanto atividade do currículo integrado nossa comunidade escolar teria feito melhor proveito de uma ótima oportunidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário