segunda-feira, 16 de maio de 2011

Recepção à nova turma do PROEJA

Calouros recém-chegados.
Olhos vendados.
Fila indiana conduzida por veteranos do 3º ano.
Os calouros sentam-se, ainda vedados, nas primeiras filas do auditório.
Música.
Em cima do palco, pessoas sem camisa, também vendadas e deitadas no chão.
Por trás de um pano, várias mãos aparecem.
Veteranos chegam com bandeiras.
Não, isso não é um trote. É uma mística. A música, o hino da educação do campo. As bandeiras são de luta dos camponeses. As pessoas no palco, estudantes artistas. As vendas, um símbolo e o desejo de surpreender. Os calouros recém-chegados, os homenageados pelos veteranos em reta final de curso. É uma recepção calorosa dos que estão há mais tempo na casa aos vencedores (no dizer dos próprios veteranos) que acabam de ingressar no campus. A exemplo do trote organizado pelas turmas de Agronomia e Aquicultura em março, a recepção à nova turma do PROEJA 1ª D articulado pela Diretoria de Ensino, Equipe Técnico-Pedagógica e estudantes do PROEJA 3ª D ilustram uma nova perspectiva de recepção de calouros, quebrando o paradigma da arcaica tradição de humilhação e baixaria que marcaram durante muito tempo o relacionamento veteranos/calouros.




Após receberem um café da manhã, participarem de uma dinâmica com a professora Shirley do Nascimento assistirem à mística organizada pelos estudantes da 3ª D, o professor Fernando Favacho (novo Diretor de Ensino a partir deste mês) deu as boas-vindas e pediu que os estudantes da 1ª D dissessem seus nomes e lessem as palavras que encontraram em suas poltronas, todas associadas à educação do campo.

O Diretor Geral do IFPA Campus Castanhal proferiu um discurso de boas-vindas e, em seguida, a professora Camila, da coordenação do curso do PROEJA, apresentou a proposta do curso.


Foi realizada a exibição do curta "Vida Maria", de Márcio Ramos, seguido de reflexões feitas pelos estudantes das duas turmas de PROEJA, com complementação do professor Fernando Favacho.

Edivaldo Moura, Coordenador Geral de Assistência ao Educando, deu orientações gerais em relação à residência estudantil, na qual todos os novos estudantes estavam ingressando, e sobre alimentação. Encerrada a programação, os estudantes posaram para uma foto inicial e foram conduzidos ao refeitório. À tarde, seria dado prosseguimento a outras atividades pedagógicas, dentre as quais uma caminhada pelos experimentos do campus.

Seja muito bem vinda, turma PROEJA 1ª D 2011!

Nenhum comentário:

Postar um comentário