Quem dera toda a comunidade escolar pudesse ter assistido ao trote. Talvez muitas pessoas percebessem uma nova forma de receber e de se entrosar com os calouros no Instituto, e criassem a partir dessa experiência outra cultura de recepção aos recém chegados no campus, bem diferente da "tradição" estúpida e mesquinha de destrato a calouros que ainda teima em imperar na cabeça de alguns.
Presentes na programação de recepção aos calouros do Ensino Superior desde o princípio (os veteranos participaram da elaboração da programação junto com as coordenações dos dois cursos), o entrosamento com os calouros já começou no primeiro dia de aula (o que garantiria que as brincadeiras que viriam iriam rolar sem "traumas"). Os veteranos haviam ficado responsáveis pela programação da quinta-feira e marcaram um passeio à praia. Ônibus escolar, participação dos professores e até um discurso de orientação do Diretor Geral deram ainda mais veracidade à programação. A "praia" era, na verdade, a maloca do conjunto. Depois que chegaram lá, os calouros, devidamente trajados para o "passeio", foram recebidos com muito humor pelos veteranos e teve início um almoço de confraternização. Os calouros tinham contribuído junto aos veteranos com uma taxa simbólica para o passeio, a qual foi utilizada para incrementar o almoço. A foto que eles haviam dado (sob o pretexto de fazer a carteirinha escolar) foi fixada em um mural entitulado "nossos patrocinadores". A maior parte dos comes e bebes foi, no entanto, patrocinado pelo campus mesmo.
O trote foi regado a futebol, churrasco, água de coco, refrigerante (além do "cremosinho"), gincanas, dança e muitas brincadeiras. Não foi preciso humilhar nem constranger ninguém para se divertir. Aliás, os veteranos conduziram a programação de forma muito respeitosa o tempo inteiro. Os servidores que acompanharam a programação eram apenas convidados, foram os estudantes que tomaram conta do evento. Nem a forte chuva foi capaz de diminuir a animação.
Pode ser que esse trote inicie uma tradição alternativa em nosso campus, mostrando uma forma muito mais divertida e saudável de receber os calouros. Tem que ter muita m.... na cabeça para achar as vaias e os gritos pejorativos de "calouro! calouro!" mais interessantes do que uma programação como essa. Fica o exemplo.
Na chegada à "praia"
Veteranos Agronomia 2010
Agronomia: veteranos, calouros e o coordenador do curso: professor Arnaldo Pantoja
Aquicultura: veteranos e calouros
Churrasco
Almoço de confraternização
Muito forró e reggae na festa
Calouros Aquicultura
Gincana
Corrida do Ovo
Por causa da chuva, o campo virou uma praia mesmo
desfile de mister
desfile de miss
júri profissional
Miss e mister calouros 2011
Veja mais fotos no orkut do IFPA Campus Castanhal: http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=11756825487519264360&aid=1301319584
muito legal essa idéia,,,como sempre uma integração entre '"SUPERIORES"
ResponderExcluir