terça-feira, 4 de outubro de 2011

... E a GREVE continua

Por decisão da quase da totalidade dos servidores presentes hoje, às 10 horas, no auditório central do Campus Castanhal, este campus permanece em greve. O indicativo pela continuidade da greve em nossa Instituição será encaminhado ao Professor Reginaldo Pinheiro, que irá representar o estado do Pará na 105ª PLENA que ocorrerá em Brasília amanhã, dia 05 de outubro de 2011. Esta PLENA é quem decidirá os rumos da greve a nível nacional. No dia 06 de outubro, quinta-feira, haverá uma assembléia do Sinasefe em Belém, para definir os rumos do IFPA. Mas, segundo informações dadas na reunião de hoje, a maioria dos campi do IFPA estão votando pela continuidade da greve.

O Boletim nº 20, do Comando Nacional de Greve, fala sobre a necessidade de intensificar o movimento frente à intransigência do Governo Federal e apresenta um mapa que mostra a configuração dos Institutos Federais em relação à permanência ou saída da greve. Apenas quatro estados já saíram: Roraima, Amazonas, Alagoas e Santa Catarina. Pernambuco não entrou em greve e os estados do Amapá, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná e Piauí não pussuíam seção sindical e não entraram em greve. O restante dos Institutos Federais (dezesseis estados) permanecem em greve até o presente momento. De acordo com o Sinasefe, das seções que deflagaram greve 73% continuam no movimento.

Por enquanto é isso, novidades agora só depois da 105ª PLENA. Mas, pelo andar da carruagem... podemos esperar um tempo ainda para ver as aulas de novo. Deliberada a continuidade da greve, resta esperar que o MPOG largue sua inflexibilidade e se disponha a negociar com os grevistas, com proposições decentes e dignas da categoria, para garantir que as coisas voltem ao normal. Até lá, os estudantes continuam arcando com as maiores consequências e prejuízos desse processo. E, pelo visto, vão continuar, pelo menos até o Governo Federal se sensibilizar frente às reinvidicações dos servidores, Que, diga-se de passagem, são justas. O problema é que o Governo vira as costas para essa situação e não acerta suas contas com os servidores. E quem finda pagando a conta nisso tudo são os estudantes...

3 comentários:

  1. Por enquanto, a greve continua, ainda sem previsão de retorno das aulas. Pelo menos até a realização da 106ª PLENA do SINASEFE, que deverá ocorrer no próximo dia 22 de outubro, onde se decidirá novamente pela continuidade ou não da greve.

    ResponderExcluir
  2. e o que ficou decidido sobre a greve?
    como ficará a reposição das aulas

    ResponderExcluir