segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A GREVE ESTÁ SUSPENSA!



Dessa vez, parece realmente que a greve vai acabar. Segundo informações do site do Sinasefe/PA, a 106ª Plenária Nacional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica, realizada neste último sábado, dia 22/10/11, em Brasília, votou pela suspensão da greve nos Institutos Federais (30 votos a favor da suspensão e 14 votos contra). As seções sindicais ficaram de encaminhar a decisão em seus estados nesta semana. A seção estadual do Sinasefe no Pará deverá realizar um encontro dos delegados sindicais dos campi do IFPA nos próximos dias 25 e 26/10 (amanhã e depois) para discutir os rumos da greve em nosso Instituto. Dentre os temas para debate estão uma avaliação da greve e a discussão de uma proposta de calendário letivo.


Estamos apostando nossas fichas que essa greve termina essa semana. O Sinasefe no Pará seguiu até aqui as decisões das Plenárias Nacionais. Pela primeira vez, uma Plenária Nacional do Sinasefe deliberou pela suspensão da greve. Se a seção sindical do Pará resolver continuar a greve em nosso estado irá carregar uma grande responsabilidade nas costas, visto que a tendência é que muitos Institutos saiam da greve ainda esta semana. Além disso, quanto mais tempo se demora para acabar a greve, mais se complica o calendário letivo. E os estudantes do Campus Castanhal estão em grande nível de insatisfação, principalmente após a última quinta-feira, dia 20/10/11, quando organizaram uma assembléia estudantil para avaliar a greve no campus e convidaram o reitor do IFPA e o Sinasefe para participar. Nem um nem outro compareceram à assembléia dos estudantes, mas estes semi-lotaram o auditório central. Além disso, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC expediu, no último dia 18 de outubro, o ofício circular nº 127, orientando aos gestores dos institutos federais de ensino que façam o corte de ponto dos servidores grevistas. O Sinasefe reagiu. Aqui no Pará, segundo informações do site da Seção Sindical do estado, os coordenadores do Sinasefe tiveram reunião com o reitor do IFPA, Edson Ary, ouvindo deste a promessa de que não faria o corte no ponto dos servidores. Ainda assim, seria muita pressão para o Sinasefe/PA manter a greve somente a nível local. 


Por todas essas razões, acreditamos que a seção sindical do Sinasefe no Pará deve seguir os indicativos da Plenária Nacional e suspender a greve. Logo que isso acontecer, é que devemos ter certeza de quando as aulas reiniciarão e de como ficará o calendário letivo, grande dúvida e angústia dos estudantes. Isso ainda não está decidido. Mas, cremos que teremos notícias sobre isso ainda esta semana.


Apesar dos pesares, a suspensão da greve não representa a derrota do Sinasefe. Além de algumas proposições que já haviam sido feitas pelo MEC e a promessa do MPOG de que receberia a categoria para negociação após o fim da greve, outra importante conquista da categoria foi o fato de que a PL 549/09, que limitaria investimento públicos e congelaria os salários dos servidores públicos federais por dez anos, foi rejeitada no dia 19/10/11 por unanimidade na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Nacional. A PL deve seguir agora para a Comissão de Constituição de Justiça, onde se tem a expectativa de que o também seja rejeitada. 


Aguardamos as deliberações dos delegados sindicais de nosso estado, com a expectativa de podermos finalmente anunciar a suspensão da greve e o retorno das aulas.

Um comentário:

  1. graças a
    Deus ja
    tava na hora a gora e so estudo
    um abraço galera e de volta as aulas

    ResponderExcluir