Um grupo de estudantes do Curso de Agronomia do IFPA - Castanhal, ligados ao Centro Acadêmico e Núcleo de Trabalho Permanente - Agroecologia da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (NTP-Agroecologia da FEAB) caíram na estrada 14 horas de tempo, para participar do Seminário de Planejamento da FEAB - Regional VI no Projeto de Assentamento Palmares II em Parauapebas - PA. De acordo com Priscila Rollo (estudante, membro do NTP) o objetivo do Seminário foi refletir sobre a atual realidade internacional e nacional e depois pensar estratégias de internvenção no Movimento Estudantil da Agronomia. Um ponto forte foi relacionado aos grandes impactos da Mineração na região Sudeste e Sul do Pará. Outros temas debatidos foram os Impactos da Hidrohéletrica de Belo Monte, o problema do uso indiscriminado dos Agrotóxicos. Em relação a este último tema, foi deliberado a participação dos educandos de Castanhal na Campanha Contra o Uso de Agrotóxicos, campanha nacional que vem discutindo os graves riscos do uso de produtos químicos na Agropecuária.
Além dos educandos de Castanhal, estavam presentes estudantes de Belém, Capitão Poço (UFRA), Altamira e Marabá (UFPA). O Encontro contou com a participação de diversos Movimentos Sociais (Movimento dos Atingidos pela Mineração - MAM, Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST e Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal - ABEEF.
Segundo Priscila, além do debate da Campanha dos Agrotóxicos, ficaram com a tarefa de realizar um Seminário sobre Reforma Agrária no Campus. No próximo ano, a turma já esta programando um Curso de Formação em Agroecologia, que provavelmente o correrá em março/2012 em Conceição do Araguaia e uma Vivência em Anapu-PA. Em abril/2012 já estão programando uma Caravana do IFPA - Castanhal para o II Encontro Regional dos Estudantes de Agronomia, que será em Marabá.
Essa turma não para mesmo! Já estão arrumando as malas para o Congresso Brasileiro de Agroecologia - VII CBA, que ocorrerá em dezembro próximo na cidade de Fortaleza/CE. Além de muita mobilização e formação o grupo ainda tem tempo de fazer pesquisa, principalmente articulada as comunidades rurais. Foram aprovados mais de 10 trabalhos (Resumos expandidos) a serem apresentados no Congresso.
Pé na estrada moçada!!!!
nossa foi muito bom esse seminário, muita formação!!!
ResponderExcluir