quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PET organiza Mini - Curso sobre Manejo Ecológico de Pragas



O Programa de Educação Tutorial - PET estará organizando nos dias 24 à 28 de outubro de 2011 um Mini - Curso sobre Manejo Ecológico de Pragas. O curso foi demandado por estudantes do Curso de Agropecuária do IFPA - Castanhal. Será ministrado pelo Pesquisador Dr. Walkimário Lemos da EMBRAPA - Amazônia Oriental. O objetivo do curso é debater alternativas ao uso de Agrotóxicos de forma indiscriminada no estado.

Para Ednara Alvino, com base no caderno de Formação da Campanha dos Agrotóxicos, o problema do ataque de pragas nos cultivos agrícolas reflete negativamente na produtividade, podendo até ocasionar a perda de cultivos inteiros. Na tentativa de solucionar esse problema tem se utilizado de forma excessiva agrotóxicos, e muitas vezes sem orientação técnica. Em lugar de resolver o problema, tem causado fortes danos ao planeta, com a contaminação da água, do solo, do ar e dos seres vivos, e causa um círculo vicioso de dependência química, a qual ainda encarece a produção.

É importante salientar que o Brasil por dois anos (2008 e 2009) foi considerado a agricultura mais envenenada do mundo, no entanto, nesse campeonato não há glória. Frente a esse contexto, a busca por alternativas menos prejudiciais que aproveitem as defesas naturais dos organismos, as dinâmicas das cadeias alimentares e reorganizem sistemicamente as técnicas de cultivo tradicionais. Sendo assim, conhecer e dominar o manejo ecológico de insetos-pragas é relevante na formação do profissional agrícola do século XXI.

A inscrição é gratuita e pode ser feita antecipadamente via email (petagro_ifpa@yahoo.com.br) ou na sala do PET Agronomia do IFPA - Castanhal (e no inicio do mini curso caso ainda hajam vagas).

Vamos Participar moçada!!!

Um comentário:

  1. nossa vai ser muito bom esse mini-curso, vamos aproveitar a greve e vamos participar!!!

    ResponderExcluir