segunda-feira, 14 de junho de 2010

Enfim, o Ginásio!

Depois de muita espera e algumas centenas de fios de cabelo do Diretor Geral Edinaldo Feitosa, finalmente o Ginásio Poliesportivo será entregue à comunidade escolar do IFPA Campus Castanhal! Acontecerá amanhã, dia 15/06/10 (dia da estréia do Brasil na Copa), às 9h, a entrega simbólica do ginásio (a inauguração dessa e de outras obras como Prédio C, alojamento feminino, biblioteca, bovinocultura e Casa do Mel será realizada somente na segunda quinzena de agosto).

A construção do ginásio poliesportivo foi, sem dúvida, uma obra que exigiu grande dose de paciência por parte de todos, tanto estudantes, como servidores e, sem dúvida, da direção do campus. Iniciado em 2007, após ser licitado, o ginásio tinha previsão inicial para ser entregue em 2008. Contudo, a firma responsável faliu. O Campus Castanhal (naquele momento ainda Escola Agrotécnica) precisou solicitar autorização para realização de uma nova licitação, segundo informações prestadas pelo Diretor Edinaldo Feitosa. Essa autorização só ocorreria no segundo semestre de 2009. Tão logo a obra foi reiniciada, tinha previsão inicial para ser entregue em 70 dias, mas houve vários aditivos que atrasaram mais ainda. Somente neste mês é que a empresa concluiu o trabalho. A Comissão de Obras já emitiu seu parecer e o diretor geral convocou sua equipe para discutir uma pequena cerimônia, simples, com o intuito de deixar que a comunidade usufrua logo da nova obra.

O ginásio poliesportivo, não obstante todos os percalços enfrentados em sua construção, é um grande avanço para a vida esportiva e sócio-cultural do campus. O Setor de Esportes, Lazer e Artes (SELA) e os professores de Educação Física interessados em dar aulas poderão ter um enorme salto de qualidade em seus trabalhos. Sem contar os estudantes, que passam a contar com mais um espaço de entretenimento, lazer e prática de esportes. A já bastante surrada quadra aberta continuará à disposição. Mas, com o ginásio poliesportivo, não será mais a única opção. Dado sua grande estrutura (o ginásio, além da quadra, tem um palco, sala dos professores de educação física, sala do SELA, dois vestiários, banheiros e uma grande área de lazer adjacente), é absolutamente provável que o Tatuzão (apelido já conferido pelos estudantes) seja referência inclusive para a comunidade externa. Nós, que tantas vezes já pedimos a "casa dos outros" emprestada para nossas atividades, é possível que agora recebamos os pedidos de empréstimo.

A pequena cerimônia de entrega será encerrada com a final masculina e feminina do Torneio de Integração que foi iniciado no dia 09 deste mês. A partir daí, o ginásio está à disposição da comunidade escolar e suas atividades deverão ficar sob a coordenação do SELA. Será discutido ainda um regulamento para o uso do ginásio. O grande espaço destinado a virar área de lazer poderá contar futuramente com mesas para prática de tênis de mesa, jogos de tabuleiro, xadrez, dama, dentre outras possibilidades, e até da prática de musculação. A CGAE já estuda a possibilidade de realizar um campeonato de futsal no segundo semestre.

Sem dúvida, para a comunidade escolar do Campus Castanhal, esse é um grande sonho, demorado, mas realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário