terça-feira, 31 de maio de 2011

BULLYING 2

Depois do trabalho de acompanhamento pedagógico às turmas de nosso campus, foi a vez da atividade ser repetida, mas com os professores . A temática, a mesma: o bullying.


Membros da Equipe Técnico-Pedagógica e todos os professores dos níveis médio e subsequente foram convocados para esse acompanhamento no dia 26 de maio último, na sala D do prédio de aulas. A metodologia foi basicamente a mesma utilizada com os estudantes: divisão em grupos, leitura e reflexão de relatos sobre bullying na escola, exposição dos relatos em plenária, leitura de um texto e debate no grupão. A atividade iniciou de forma muito interessante, com relatos interessantes sobre essa temática, inclusive com casos vivenciados pelos participantes. Ficou claro pelas falas de todos a seguinte constatação: o bullying existe em nosso campus e, embora a situação já tenha melhorado ao longo dos últimos anos, continua preocupante, sendo importante que toda a comunidade escolar colabore para que o mesmo seja superado.

Poderia ter sido mais produtiva, não fosse o foco em algumas situações pessoais e em outros assuntos não exatamente correlacionados ao tema, o que gerou uma quebra na atividade e acabou "quebrando o clima", impedindo uma discussão ainda mais rica, com discussão de alternativas para o problema e do que poderia ser feito por tantos ótimos profissionais que ali estavam. Pena. E sinal de que a temática precisava ser tratada de maneira mais séria por alguns professores.

A discussão sobre bullying terá continuidade neste e no próximo semestre. Como parte desse debate, deverá haver um debate sobre a temática no próximo dia 15 de junho, envolvendo toda a comunidade escolar, inclusive os pais, e a participação de órgãos competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário