A visita iniciou no gabinete da direção geral, com a presença de todos os diretores do campus (Ms. Francisco Edinaldo Feitosa - diretor geral; Dr. Cícero Paulo – diretor de Pesquisa e Pós-Graduação; Dr. João Tavares – diretor de Planejamento; Ms. Fernando Favacho – diretor de Ensino), do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFPA, Otávio Mesquita, do diretor do Campus de Itaituba, João Peralta e do diretor de Inovação Tecnológica do IFPA, Alessandro Corrêa. Também estiveram presentes neste primeiro momento, os professores Adebaro Reis, coordenador da INCUBITEC, Romier Souza e Louise Rosal, tutora do PET de Agronomia.
Mas, a comissão não ficou por muito tempo no gabinete. Pela manhã, a maior parte do tempo os avaliadores estiveram no campo, conhecendo as instalações físicas e conversando com os professores e técnicos responsáveis por cada uma delas. Também foi uma oportunidade para conhecerem os alunos, observarem os trabalhos dos bolsistas e perceberem o envolvimento de toda a equipe com o trabalho para o desenvolvimento da instituição.
Seguidas vezes os avaliadores que estavam realizando a diligência para escreverem um relatório sobre suas impressões a respeito da instituição, deixaram claro que não gostaria de serem vistos como julgadores, mas como colaboradores, que se colocaram a disposição para contribuir com a instituição, inclusive no esclarecimento de dúvidas no decorrer do curso de Mestrado que está à espera de aprovação.
Durante a tarde da quinta feira, 21, Dr. Valdir Fernandes e Dr. Mário Jardim se reuniram com o grupo de professores que fazem parte do corpo docente proposto no projeto do curso de pós-graduação da instituição. Na abertura dessa reunião, o diretor geral do IFPA Campus Castanhal, professor Edinaldo Feitosa fez uma breve apresentação da história de 90 anos da instituição, para deixar claro que o projeto de mestrado proposto, resulta de uma história construída e legitimada por diversos atores que fazem a instituição ao longo dessas nove décadas. Experiências levadas a diante na instituição nos últimos anos, como PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), Projovem Campo Saberes da Terra, Proeja Quilombola e Licenciatura em Educação do Campo, foram citadas pelo diretor geral e detalhadas pelo diretor de Pós-Graduação, Cícero Paulo, para demonstrar a trajetória que vem inclusive qualificando a equipe.
A qualificação da equipe para além de questões técnicas e de formação acadêmica ficou visível para os consultores, durante a apresentação dos professores presentes na reunião. Além de professores do campus, a proposta também inclui colaboradores da UFPA, da Embrapa Amazônia Oriental e da Universidade de Alicante (Espanha).
Fonte: Guaciara Freitas www.castanhal.ifpa.edu.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário