domingo, 23 de maio de 2010

PROFOR 2010 - O Carro Chefe da CGAE

O Programa de Formação em Gênero - PROFOR nasceu em 2008, quando a Escola Agrotécnica Federal de Castanhal (atualmente Instituto Federal do Pará Campus Castanhal) iniciava um projeto de reimplantação da residência feminina. O sucesso da nova experiência dependeria da promoção de atividades sócio-educativas que possibilitassem a discussão sobre gênero na instituição, particularmente no que diz respeito à residência, capazes de propiciar aos (às) jovens estudantes a vivência de discussões, aprendizados e trocas de experiências que tivessem como objetivo refletir a educação a partir da perspectiva de gênero, articulando essa temática com diversas outras tão próprias à fase em que estavam vivendo, como saúde, drogas, sexualidade, educação, trabalho e etc.


Fruto de uma articulação entre a Coordenação Geral de Assistência ao Educando – CGAE, o Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidade Especial – NAPNE, a Coordenação Geral de Ensino – CGE e a Equipe Pedagógica da EAFC-PA, o PROFOR foi inicialmente concebido para atender prioritariamente as meninas, mas acabou envolvendo vários meninos também, totalizando um público atendido de cerca de 50 pessoas(em um universo de cerca de 120 residentes tantos masculinos quanto femininos), e tendo como resultado o convívio harmonioso e respeitoso entre residentes de ambos os sexos.


A partir da ampliação da residência estudantil em 2010, por conta da reforma do alojamento C (exclusivamente feminino) e da entrada das turmas do PROEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos (entre elas uma turma composta por 40 quilombolas), o número de residentes saltou para um total de pouco mais de 180, sendo 50 do sexo feminino. Em 2009 o PROFOR não tivera continuidade (e fora pensado como um programa de formação contínua), o que originou a urgência de sua continuidade.


Com isso, sentimos a necessidade de ampliar o público alvo, com atividades que contemplassem a todos (as) os (as) residentes, bem como ampliar a temática central - originalmente relacionada à questão de gênero - para abarcar de forma mais contundente outras temáticas, como a étnico-racial, a fim de promover a integração, o reconhecimento da importância do negro e das influências africanas na constituição da nação brasileira e o respeito às pluralidades culturais, corroborando os trabalhos sócio-educativos e integrados que vem sendo realizados no sentido de atender a lei 10.639/03. Para isso, uma nova equipe (CGAE, NAPNE e CGE e professores convidados) tem se reunido para planejar as atividades, a partir das demandas dos (as) próprios (as) residentes (foi aplicado um questionário junto aos (às) mesmos (as), para verificar o que eles mais gostariam de ver sendo abordado no PROFOR, dentro da linha "Identidade, Gênero, Raça e Etnia".


O projeto será desenvolvido através de atividades formativas e de convivência, havendo encontros gerais (com todos) e encontros específicos (em grupos). Os encontros gerais já começaram, com a realização do I Encontro da Amizade e do I Encontro Geral Formativo.


O I Encontro da Amizade ocorreu no dia 25 de abril último, no refeitório do campus. O evento teve por objetivo promover a integração e a convivência dos (as) residentes, através de atividades lúdicas. Após a leitura do texto inspirador "O Sentido dos Gansos", duas equipes foram formadas e foi realizada uma gincana, havendo várias provas como: enxugar gelo, concurso de dança, desfile de Beyoncé, corrida do ovo, carrinho de mão, prova do desfarce, dentre outros. Estiveram presentes a diretora do Departamento de Desenvolvimenoto Educacional, Gleice Izaura, o Coordenador de Residência, Roberto Costa e a servidora Irismar Brasil, que compuseram o júri. A mim coube ser o animador. Os servidores da cozinha Antonia Maria e João Norberto também estiveram presentes. A programação foi encerrada com uma mensagem de Irismar Brasil (texto de Shakespeare), o canto de parabéns aos aniversariantes do mês e um coquetel.


Já a I Atividade Formativa Geral ocorreu no último dia 11 de maio, no Auditório Central. A temática escolhida foi "Juventude, Sexualidade e Escola". A atividade foi a exibição de um trecho inicial do filme "Juno", seguido de exposições dos convidados, Dr. Euler, médico do campus, e professor Edeenaldo, de Geografia. Após as explanações (Dr. Euler na parte biológica e prof. Edeenaldo na sócio-afetiva), foi aberto o debate. Os (as) participantes (dentre os quais vários não residentes, em um auditório semi-lotado) não quiseram falar no microfone. Em compensação, a caixinha de perguntas recebeu muitas dúvidas, quase não dando para responder a todas. Vários assuntos foram questionados: métodos anticoncepcionais (especialmente pílutas e tabelinha), DST, gravidez na adolescência, homossexualidade, orgasmo, dentre outros, incluindo vários tabus. A atividade foi encerrada às 21h30, com um lanche no refeitório.


Vale ressaltar que este ano o PROFOR foi um dos projetos de pesquisa contemplados com bolsa de monitoria. O bolsista do PROFOR (selecionado em entrevista) é o estudante Raul, da 1ª série. Dentre suas atividades, estão: planejamento de ações, relatório e avaliação das atividades, pesquisa de opinião com os (as) residentes (a idéia é que o PROFOR vá sendo construído a partir da demanda do público alvo), registro audiovisual das atividades (tem como objetivo produzir um vídeo sobre o projeto a ser exibido na Semana de Recepção e Integração Estudantil em 2011) e produção de uma cartilha a partir dos materiais trabalhados e da produção de textos dos (as) participantes.


As próximas atividades previstas serão o II Encontro da Amizade, a ser realizado no dia 31 de maio próximo, e a II Atividade Geral Formativa, que deverá ocorrer no dia 09 de junho, com o tema "Drogas" (segunda maior votação na enquete com os (as) residentes).

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