Muita ansiedade marcou a espera pela tão desejada entrega das carteiras de meia-passagem intermunicipal. O evento, que já havia sido desmarcado pela Comissão Gestora da Meia Passagem Intermunicipal por duas vezes, finalmente aconteceu na última sexta-feira, dia 17 de setembro, às 10h, em nosso campus. Auditório lotado, estudantes eufóricos, representantes dos transportes rodoviários, de órgãos do governo estadual e de entidades estudantis, além de dirigentes e estudantes de outras instituições de ensino. Sob aplausos, o mestre de cerimônia abre a solenidade solicitando que não seja mencionado durante as falas nada relacionado às eleições ou a qualquer candidato. Tudo certinho. Mas, logo no primeiro pronunciamento, a representante da UPES e uma das componentes da Comissão Gestora enfatiza que foi no governo atual que a meia passagem foi aprovada e pede aos estudantes que tenham cuidado em quem vão votar. O protocolo estava quebrado. Os pronunciamentos seguintes foram no intuito de orientar os estudantes quanto à utilização correta da carteira, apresentando slides com o design da mesma. Às 11h, ocorreu a grande frustração. Após o último pronunciamento, o presidente da Comissão Gestora encerrou abruptamente o evento, dispensando os estudantes, sem considerar alguns braços já levantados no intuito de fazer perguntas. O Grêmio Estudantil Edson Luiz, que fez parte da luta pela meia passagem intermunicipal (quem não se lembra de 2008, quando eles fecharam a BR 316 e caminharam até o Ministério Público?), não foi chamado para compor a mesa, sequer foi mencionado e não teve qualquer chance de se pronunciar ao final do evento, para revolta de alguns gremistas. Seja pela agenda talvez lotada de muitos compromissos dos integrantes da Comissão Gestora, seja talvez pela falta de interesse em discutir o assunto com a classe estudantil do campus, o fato é que o evento, pensado inicialmente pela CGAE como um bate-papo entre nossos estudantes e a Comissão Gestora, transformou-se em um momento meramente burocrático que parece ter sido feito para promover o governo estadual e a União Paraense dos Estudantes Secundaristas. O nosso campus, vale lembrar, sediou o evento, fez a divulgação e contribuiu na logística, mas não participou da elaboração da programação. Vários estudantes tiraram dúvidas ao final, em conversas mais particulares com alguns membros da Comissão Gestora (não teria sido mais fácil responder às dúvidas para a assembléia?)
502 carteirinhas foram entregues à instituição (praticamente 50% do total) e desde sexta-feira estão sendo entregues na CGAE. É sem dúvida um grande avanço e essa é a parte da euforia. Segundo os integrantes da Comissão Gestora, já estão valendo a partir de hoje, dia 20 de setembro. Estudantes cujas carteiras não forem aceitas deverão registrar o número do veículo, nome da empresa, dia e horário da recusa e fazer a denúncia à sua instituição de ensino (para a CGAE, no nosso caso), a qual encaminhará à ARCON para que a mesma tome as devidas providências.
Resta esperar para ver se os estudantes vão mesmo conseguir utilizar sua carteirinha a partir do dia de hoje. Em caso positivo, vamos conseguir nos lembrar com mais carinho de um evento no qual os donos da casa praticamente não tiveram voz. Toda nova lei encontra dificuldades no início de sua implementação. Se foram necessárias décadas para que se conquistasse esse direito, deve ser certo que a batalha atual dos estudantes é garantir que o mesmo seja respeitado pelas empresas de transporte. A luta pela meia intermunicipal, portanto, não acabou.
Um blog criado para informar, discutir, opinar e contribuir para melhorar a comunicação entre a comunidade escolar agricolina (incluindo egressos) do IFPA Campus Castanhal (antiga Escola Agrotécnica Federal de Castanhal / PA).
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
quinta-feira, 16 de setembro de 2010
Acontece(u) nesta Semana
MEIA PASSAGEM INTERMUNICIPAL
Está tudo pronto para a entrega solene das primeiras carteiras de meia-passagem intermunicipal da história do estado do Pará. O evento ocorrerá amanhã, dia 17 de setembro de 2010. Há previsão de entrega de 500 carteiras só para o IFPA Campus Castanhal, a instituição que mais enviou formulários e representa a maior parte da demanda até então atendida pela Comissão Gestora da Meia Passagem Intermunicipal, motivo pelo qual o nosso campus foi o escolhido para sediar o evento. Deverão estar presentes representantes do Governo do Estado, das empresas de transporte, de entidades estudantis e de outras instituições de ensino. O evento estava sendo aguardado ansiosamente pelos nossos estudantes há semanas.
RESIDENTES CONTINUAM ASSEMBLÉIA GERAL
Ontem, dia 15 de setembro, às 19h30, no Auditório Central, os residentes e as residentes voltaram a se reunir em assembléia. O objetivo foi dar continuidade aos trabalhos do último encontro, no qual haviam discutido os problemas e deliberado pela formação de comissões de infraestrutura e meio ambiente, cultura, esporte e atividades educativas. As comissões foram reorganizadas e, após a reflexão de um texto e de um vídeo sobre motivação e criatividade (trecho da palestra de Daniel Godri) foi agendada uma reunião de planejamento das comissões para a próxima segunda-feira, dia 20 de setembro. O objetivo é elaborar planos de ação a partir das propostas discutidas na assembléia anterior.
NOVOS SERVIDORES
No início dessa semana nosso campus recebeu professores e técnico-administrativos recém concursados. Houve uma programação de acolhida na segunda e na terça-feira, dias 13 e 14 de setembro, envolvendo palestras, tour pela escola e uma caminhada na trilha ecológica do campus. Dos 11 professores esperados, 8 já se apresentaram. 2 dos 3 técnico-administrativos também participaram da programação.
SICAT
A inscrição de trabalhos para a I Semana de Integração em Ciência, Arte e Tecnologia do IFPA Campus Castanhal - SICAT terá início dia 27 de setembro até 08 de outubro de 2010. A I SICAT ocorrerá de 08 a 10 de novembro deste ano.
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Gestores do IFPA em Capacitação
Entrando em Campo
Comunidade rural. Domingo. Um grupo de universitários reunidos num bar. Em frente, um campo de futebol. O ônibus estacionado ao lado. Mais adiante, um rio. Mas, não é o que parece. Esse não é um passeio. A visita a uma comunidade quilombola nasceu como proposta da disciplina Trabalho e Educação no Campo, ministrada pelo professor Romier Sousa aos estudantes do Curso de Especialização em Educação para as Relações Etnicorraciais.
Foi ontem, 12 de setembro de 2010, em uma comunidade
chamada Itaboca, localizada no município de Inhangapi. Reunido com os referidos estudantes do ERER, Seu Sebastião, representante da comunidade na câmara de vereadores, e Seu Manoel, vice-presidente da associação, acompanhados por outros moradores, respondem às perguntas dos curiosos visitantes. A conversa gira em torno dos temas mais variados, como histórico da comunidade, a questão fundiária, titulação das terras, acesso às políticas públicas (saúde,
educação, assistência social, assistência técnica e transporte), religiosidade e festejo popular, valorização dos mais velhos, opções de lazer, sistemas de produção, organização sócio-política da comunidade, expressões artístico-culturais, passando até mesmo pela possibilidade ou não de
casamento entre jovens da comunidade e pessoas de fora (por conta da suposta necessidade de conservar a identidade quilombola), no que Seu Sebastião
foi enfático: "não tem problema nenhum não, a gente também traz umas caboca de fora pra cá".
Após a "conversa de bar", foi a hora dos estudantes do ERER se dividirem em grupos para fazer
uma pesquisa exploratória com diferentes famílias, procurando entender os aspectos produtivos que fazem parte da rotina de trabalho das mesmas, tais como sistemas de cultivo, de criação e
estrativismo, além de outras atividades não agrícolas. Romier Sousa foi o segundo professor a realizar uma visita técnica com os estudantes do ERER. A primeira foi a professora Melissa Ribeiro que, por ocasião da disciplina "Religiões Afro-brasileiras", levou a turma ao terreiro de umbanda de Mãe Ana Rita. Ambas as atividades trouxeram muito aprendizado aos estudantes (muito mais do que os textos lidos em sala) e foram bastante satisfatórias. A socialização das pesquisas deverá ocorrer no próximo sábado, pela manhã.
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Novo Tempo Comunidade do Proeja Quilombola
Equipe Técnico Pedagógica, Coordenação Geral de Ensino, Diretoria de Desenvolvimento Educacional, professores da turma do Proeja 1ª D (Proeja Quilombola) e os estudantes da referida turma se reuniram no dia 02 de setembro para avaliar o processo de ensino e aprendizagem da mesma. É consenso que a Pedagogia da Alternância, da forma como estava sendo aplicada, não correspondia de fato à proposta original do curso. Então, após um outro momento anterior para conhecer melhor a alternância pedagógica, foi o momento de avaliar o último tempo escola e planejar o 3º tempo comunidade.
O encontro iniciou-se com a apresentação, feita pela integrante da Equipe Pedagógica Damiana
Barros do Nascimento, da pesquisa diagnóstico realizada com a turma. Os resultados do diagnóstico foram discutidos e, em seguida, fez se uma avaliação do tempo escola, no qual professores e estudantes expuseram suas dificuldades em relação à metodologia adotada. Os professores e servidores técnico-administrativos mais experientes puderam falar de suas experiências com a alternância pedagógica, tanto com a turma do PRONERA (que já se formou) quanto com o Programa Saberes da Terra, tranquilizando os demais.
Em seguida, foi planejado o 3º tempo comunidade da turma, sendo discutido duas propostas,
apresentadas pela Diretora do DDE, Gleice Izaura, e pelo professor Romier Souza. Após a definição dos trabalhos de pesquisa que seriam realizados no tempo comunidade, deliberou-se também que seria necessário fazer um acompanhamento a esses momentos, sendo que a cada tempo comunidade um grupo de professores faria visita a uma das comunidades. Para esse tempo comunidade, foi escolhida a cidade de Concórdia do Pará, que será visitada nos próximos dias 21 e 22 de setembro, pelos professores Romier Souza, Fernando Favacho, Gilberta, Edeenaldo, Jaime e Mário Médici.
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Grêmio Realiza Seminário sobre Concentração de Terras
O Grêmio Estudantil Edson Luiz realizou, hoje, às 15h, no Auditório Central, um seminário sobre concentração de terras e suas consequências sociais, em parceria com a Coordenação Estadual do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade de Terra. Veja algumas fotos do evento:
Notícias Esportivas
Futsal dos Servidores
O futebol dos servidores, realizado nas quintas-feiras, de 18h às 19h30, tem ganhado cada vez mais novos adeptos e se tornado ainda mais animado. Na última quinta-feira, houve recorde de participação de servidores. Houvesse filmagens, haveria vários vídeos para o "bola murcha" do Fantástico, mas os servidores até que tem batido um bolão, ainda lances de "bola cheia" também.
Torneio do Estudante
O Grêmio Estudantil Edson Luiz, em parceria com o Setor de Esportes, Lazer e Artes (SELA) do Campus Castanhal, realizou as finais do Torneio Comemorativo à Semana do Estudante nesta última terça-feira, dia 31 de agosto, à noite. A grande campeã do torneio masculino foi a turma de Agroindústria.
Amistoso de Voleibol: IFPA x Darwin
No mesmo dia, a equipe de voleibol do IFPA Campus Castanhal disputou amistoso contra a equipe do Darwin, sofrendo derrota por 2 sets a 1. Mas, foi legal ver a animação dos estudantes na platéia. Que venham novos amistosos.
Bem Vindos à Residência Estudantil
Último dia de agosto. Tarde. Um grupo de trinta jovens, de 14 a 34 anos, sentados no chão constroem uma teia enquanto se apresentam e falam um pouco de si. Refletem sobre a teia que acabaram de construir. Brincam, aprendem os nomes uns dos outros, se abraçam. Levantam-se, dão as mãos, soltam, agora caminham aleatoriamente de olhos fechados, se agromeram, dão as mãos de novo às mesmas pessoas e com isso fazem um nó. Em seguida, o desfazem, em um exercício de paciência e liderança. Refletem. Discutem regras, convivência, perguntam, opinam. Eles e elas estão se preparando para morar juntos.
Foi assim o Laboratório Grupal do dia 31 de agosto, realizado no Auditório de Mecanização, de 14h às 16h30, sendo esta a segunda e última etapa do Processo Seletivo da Residência Estudantil. Dos 30 presentes, 14 rapazes estavam ingressando na residência masculina, 1 na semi-residência masculina, 12 moças na residência feminina e uma na semi-residência feminina. Foi a primeira vez em que estudantes do nível superior puderam concorrer, havendo seis aprovados (as) dos cursos de Engenharia Agronômica e Tecnologia em Aquicultura. Estiveram coordenando a atividade o Técnico em Assuntos Educacionais, Edivaldo Moura, e a Coordenadora de Residência Estudantil, Irismar Brasil.
Assinar:
Postagens (Atom)