Equipe Técnico Pedagógica, Coordenação Geral de Ensino, Diretoria de Desenvolvimento Educacional, professores da turma do Proeja 1ª D (Proeja Quilombola) e os estudantes da referida turma se reuniram no dia 02 de setembro para avaliar o processo de ensino e aprendizagem da mesma. É consenso que a Pedagogia da Alternância, da forma como estava sendo aplicada, não correspondia de fato à proposta original do curso. Então, após um outro momento anterior para conhecer melhor a alternância pedagógica, foi o momento de avaliar o último tempo escola e planejar o 3º tempo comunidade.
O encontro iniciou-se com a apresentação, feita pela integrante da Equipe Pedagógica Damiana
Barros do Nascimento, da pesquisa diagnóstico realizada com a turma. Os resultados do diagnóstico foram discutidos e, em seguida, fez se uma avaliação do tempo escola, no qual professores e estudantes expuseram suas dificuldades em relação à metodologia adotada. Os professores e servidores técnico-administrativos mais experientes puderam falar de suas experiências com a alternância pedagógica, tanto com a turma do PRONERA (que já se formou) quanto com o Programa Saberes da Terra, tranquilizando os demais.
Em seguida, foi planejado o 3º tempo comunidade da turma, sendo discutido duas propostas,
apresentadas pela Diretora do DDE, Gleice Izaura, e pelo professor Romier Souza. Após a definição dos trabalhos de pesquisa que seriam realizados no tempo comunidade, deliberou-se também que seria necessário fazer um acompanhamento a esses momentos, sendo que a cada tempo comunidade um grupo de professores faria visita a uma das comunidades. Para esse tempo comunidade, foi escolhida a cidade de Concórdia do Pará, que será visitada nos próximos dias 21 e 22 de setembro, pelos professores Romier Souza, Fernando Favacho, Gilberta, Edeenaldo, Jaime e Mário Médici.
Nenhum comentário:
Postar um comentário