quinta-feira, 16 de junho de 2011

COMBATE AO BULLYING


Mais uma ação de combate ao bullying foi realizada ontem no IFPA Campus Castanhal. Após o trabalho pedagógico de acompanhamento aos estudantes e aos professores, a Equipe Técnico-Pedagógica organizou uma mesa redonda para discussão dessa temática, a partir dos dados obtidos nas enquetes realizadas durante o referido acompanhamento.

Embora seja reconhecido que o bullying tenha sido bastante amenizado nos últimos anos, o resultado da enquete traz números preocupantes: 40% dos estudantes de nível médio pesquisados afirmaram que são ou já foram vítimas de bullying aqui no campus (a pesquisa foi feita em 10 turmas, com 276 estudantes, nos meses de abril e maio de 2011). Dos professores do Ensino Médio, 56% (19 dos 34 professores pesquisados) afirmam que já presenciaram ou ficaram sabendo de casos de bullying no campus.

Todas as turmas e professores do Ensino Médio foram convocados para a atividade, mas lamentavelmente poucos compareceram, o que evidencia mais uma vez a falta de compromisso de muitos com atividades extra-classes tão importantes como essa (ou a falta de interesse de debater esse tema, talvez). Ainda assim, a ação foi produtiva e muito importante, e quem participou pôde, com certeza, tirar proveito.

A mesa redonda foi composta por Edivaldo Moura, Técnico em Assuntos Educacionais e atual Coordenador Geral de Assistência ao Educando, que apresentou os dados da pesquisa aos presentes e coordenou a mesa; pelo professor de geografia do campus, Eldeenaldo; e por Severino Júnior, Coordenador do Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS de Castanhal.

Após as falas dos integrantes da mesa e a intervenção de alguns participantes da platéia, a atividade foi encerrado com a assinatura de um termo de parceria entre o IFPA Campus Castanhal e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Castanhal, através do CREAS. Essa parceria objetiva abrir as portas do campus para o recebimento de adolescentes atendidos pelo CREAS em cumprimento de prestação de serviços à comunidade, como formas de integrá-los em um espaço pedagógico e lhes propiciar novas perspectivas a partir da educação. Também deveremos contar com a equipe do CREAS em palestras e outras atividades educativas em nosso campus, como fruto dessa parceria.


Também estiveram presentes no evento o Professor Betinho, representando a Secretaria Municipal de Assistência Social de Castanhal e a equipe técnica do Tribunal de Justiça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário