terça-feira, 7 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente: oficinas, minicursos, mostras

Nesta tarde, a programação da Semana do Meio Ambiente conta com várias atividades paralelas: mostras, exposição, mini-cursos, oficinas, que estão sendo realizadas em salas do prédio de aulas, prédio de laboratórios, agroindústria, laboratório de informática e no pátio coberto.

Vários estudantes estão participando, aproveitando as oportunidades de aprendizado que o evento está proporcionando. Vários professores também estão envolvidos nas atividades, ministrando as oficinas e mini-cursos e orientando estudantes que apresentam seus trabalhos. A turma de Pós Médio em Meio Ambiente tem demonstrado bastante comprometimento e assumido a organização do evento. Enfim, oportunidades como essa essa mostram o potencial de estudantes e servidores de nosso campus, e servem para demonstrar o quanto de conhecimento existe nesta Instituição, precisando de espaços como esse para serem socializados com a comunidade escolar.

Pena que nem todos aproveitem a riqueza desses momentos. Não dá para não comentar a ausência de alguns professores e também de vários estudantes, que aproveitam a liberação das aulas para não vir ao campus. Lamentável. Eventos como esse servem para mostrar quem de fato se envolve e veste a camisa, para além de queixas e críticas vazias. Ainda é preciso que muitos estudantes e, especialmente, que vários professores entendam (ou queiram entender) que eventos e atividades dessa natureza devem ser explorados e aproveitados como parte do currículo escolar. A Coordenação Geral de Ensino circulou um informe muito claro que diz que a liberação das aulas era para participação nas atividades da Semana Pedagógica. Ou seja, quem resolveu tirar uma folguinha nesses dias deve levar falta, o que também tem que valer para o ponto dos servidores. É lógico que algumas pessoas devem ter tido motivos justificáveis para não estarem presentes. Mas, com certeza não é o caso de todos.

E quem disse que o evento perde seu brilho por conta dessas ausências? É importante salientar os aspectos positivos de uma ação de iniciativa dos estudantes, com o apoio da Instituição e o envolvimento de muitos professores, técnico-administrativos e estudantes com sede por conhecimento e por uma formação não somente técnica, mas sobretudo humana, debatendo alternativas para viabilizar a convivência harmônica do homem em meio à natureza da qual o mesmo faz parte, de forma sustentável, garantindo qualidade de vida a esta e às próximas gerações. E garantindo o sucesso do evento através do alcance do objetivo a que a turma organizadora do evento (PM Meio Ambiente) se propôs, que é, nas palavras deles próprios, a dinamização da aprendizagem no contexto mundial ligada ao meio ambiente, integrando as diversas áreas de ensino do campus. Isso é currículo integrado. Que mais pessoas se entreguem e se integrem a isso. Amém!

 Mostra fotográfica "Coleta de Lixo no IFPA" (Turma PM Meio Ambiente)

 Minicurso "Sustentabilidade e Grandes Projetos na Amazônia", ministrado pelo professor Ângelo Carvalho

 Oficina "Aventura e meio ambiente: aspectos de planejamento e vivência em ambientes naturais" (professores Shirley Nascimento, Gil Mendes e Everaldo Rayol)

Estudantes apresentando a exposição "Transgênicos na agropecuária e meio ambiente", com orientação dos professores Álvaro Ayres e Alisson Souza

Oficina "Reciclagem: pet, sombrinha e sacola", ministradas pelos técnicos e estudantes Jean Silva e Camila Jackson

 Minicurso "Aproveitamento de resíduos agroindustriais" (Profª Suezilde Ribeiro)

Minicurso "Sistema de Posicionamento Global" (Prof. Cícero Paulo)

Mais fotos no orkut do campus: http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=11756825487519264360&aid=1307434417

Nenhum comentário:

Postar um comentário