quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Incubitec Incentiva Pequenos Empreendedores


Chamou a atenção de muita gente um stande montado do lado de fora do auditório central, durante o Seminário Internacional. Tratava-se da exposição e venda de artesanatos paraenses os mais variados: brincos, pulseiras, cordões, tornozeleiros, vasos, guardanapos, bonecos, flores, etc, tudo produzido com materiais alternativos como sementes e recicláveis. O toque amazônico estava nos temas presentes nos artefatos e nos materiais utilizados, e deu um toque a mais no evento.

Ernandes, um dos artesãos presentes, destacou que o grupo que fazia a exposição havia sido descoberto pela Incubitec (Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários), onde estudantes do campus, sob a orientação do professor Adebaro, estimulavam pequenos empreendedores como Ernades a gerirem seus próprios negócios. Segundo Ernandes, os estudantes realizam pesquisas (como, por exemplo, a origem de grafismos utilizados pelo artista em seus trabalhos, que algumas vezes ele mesmo desconhece) e compartilham as informações com os pequenos empreendedores.


Ernandes tem um emprego, trabalhando como porteiro. Mas, vislumbra novas possibilidades através de seu artesanato. Relatou que a Incubitec tem estimulado ele e os demais a fazerem parte de uma associação. Ele também ambiciona criar uma loja virtual, onde conclui que seus trabalhos podem alcançar maior valor, como alguns que fazem alusão ao muiraquitã.
Os artesãos: Ernandes, Nilza, Maria José e Luzia

Nenhum comentário:

Postar um comentário