quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Nos Caminhos do Rei Salomão: novo filme de Chico Carneiro


Depois de "Seu Didico, Paraense Velho Macho" e "Balsa Boeira", o cineasta castanhalense Chico Carneiro exibe o terceiro filme da pentalogia sobre os barcos na Amazônia Paraense. Se os dois primeiros filmes tratavam, respectivamente, do transporte de madeira e de gado, este terceiro aborda o transporte de pessoas. É o documentário "Nos Caminhos do Rei Salomão".

Com 64 minutos, o filme tem como fio condutor uma viagem de barco entre Belém e Anajás, no centro geográfico da Ilha de Marajó. A viagem, com 36 horas de duração, é feita pelo Barco “Rei Salomão” (daí o nome do filme), que transporta passageiros e carga, sendo o principal elo de ligação entre Anajás e a capital paraense.

O documentário mostra aspectos da preparação para a viagem, a atividade no porto, a atuação dos estivadores e vendedores, a viagem em si, entrevistas com passageiros e tripulação bem como com habitantes da cidade de Anajás, seus problemas e aspirações, e ainda aspectos da indústria do palmito, uma das bases da economia da cidade.
Um dos destaques do filme é a trilha sonora, de autoria de Cincinato Jr. e Allan Carvalho, interpretadas por eles e pela cantora paraense Lívia Rodrigues.
Os filmes "Seu Didico, Paraense Velho Macho" e "Balsa Boeira" já foram exibidos no IFPA Campus Castanhal em várias oportunidades, tanto em atividades de sala de aula, quanto em sessões do Cine IFPA, tendo gerando inclusive duas atividades de ensino integradas. A segunda delas, com o filme "Balsa Boeira", contou com a participação do cineasta, que após a exibição do filme participou de um debate com os estudantes. No novo filme ele assina novamente a produção, direção, fotografia e edição da obra.

"Nos Caminhos do Rei Salomão" será exibido no Cine Líbero Luxardo, no CENTUR (Belém) amanhã, dia 04 de novembro de 2011. Na sexta-feira seguinte, dia 11 de novembro, ele será exibido na Fundação Cultural de Castanhal - FUNCAST. Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário