sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Notícias da Semana

DIREÇÃO EM PLANEJAMENTO

Novidades, desafios e muito trabalho marcam o momento atual do Campus Castanhal. A equipe da direção escolar se reuniu nesta última quarta-feira, dia 11 de agosto, para planejar o segundo semestre da instituição. Como resultado da reunião foram formadas algumas comissões, com diferentes atribuições. Uma comissão, presidida pela professora Gleice Izaura, ficou responsável pela atualização do Projeto Político-Pedagógica e outra, presidida pelo professor João Tavares, pela atualização do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e do Planejamento Estratégico. Tudo isso para referendar as novas atribuições do Campus Castanhal. Também foi formada uma comissão, sob a presidência da jornalista Guaciara Freitas, para levantar, junto aos setores, uma agenda mínima integrada para o restante deste semestre. A próxima reunião, na qual a referida agenda deverá ser apresentada, deverá ser realizada ainda este mês, no dia 23, ocasião na qual também será apresentado o Plano de Comunicação elaborada por Guaciara Freitas para o nosso campus. O Diretor Geral do IFPA Campus Castanhal, professor Edinaldo Feitosa, vale lembrar, está participando do Programa de Aperfeiçoamento dos Dirigentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Ele, que completou 50 anos de idade no dia dessa reunião, foi homenageado pela equipe da direção escolar.

DIA DO ESTUDANTE

Além do aniversário do professor Edinaldo Feitosa, o dia 11 de agosto foi marcado pelas comemorações do Dia do Estudante. A programação, elaborada e coordenada pelo Grêmio Estudantil Edson Luiz, foi composta de uma mesa redonda e debate sobre os desafios e perspectivas dos estudantes agricolinos, com ênfase também no histórico do movimento estudantil. Após o debate, que contou com a participação dos professores Mário Médici, Acácio, Damiana, além do presidente e ex-presidente do Grêmio Edson Luiz (Ítalo Ferrari e Walter Sousa, respectivamente), houve um jantar festivo (e gratuito) oferecido pela CGAE em homenagem aos estudantes. Após o jantar, os estudantes do Grêmio utilizaram o espaço ao lado do refeitório, ao ar livre, para projetar clips dançantes. A programação foi encerrada por volta de 22h.

CERTIFIC

Integrantes da equipe responsável pela implementação do Programa Certific no estado do Pará (Marcelo Torres, Léa Carolina, Mônica Coeli, Edivaldo Moura e Guaciara Freitas) estarão viajando neste dia 13 de agosto a Salinópolis para iniciar a sensibilização para o referido programa, cujas pré-inscrições começam a partir do dia 16 de agosto até 10 de setembro deste ano. Esse primeiro momento de sensibilização e divulgação do Certific será realizado no auditório de prefeitura de Salinopólis, as 14h, com as autoridades locais, contando com a presença do prefeito, da secretária municipal de educação, da diretoria de pesca e aquicultura do município e de lideranças dos pescadores, público alvo do Certific no estado do Pará. Estas pré-inscrições são para o reconhecimento de saberes (ver postagem do dia 14 de julho) e não há número limite de vagas. A proposta do Certific é justamente ser programa de inclusão social. A instituição deve se planejar para, ao longo dos próximos anos, atender a todos os inscritos. Inicialmente, serão trabalhados dois perfis profissionais: trabalhador de preparação de pescado e criador de Peixe - tanque escavado. Qualquer pessoa com mais de 18 anos e com experiência nessas áreas pode se inscrever. Os eventos de orientação para o Certific deverão ocorrer nos dias 10 e 11 de setembro, em Castanhal e Salinópolis, respectivamente, e a participação nos mesmos é imprescindível para os pré-inscritos, pois é partir dessa orientação que se iniciam as inscrições propriamente ditas, com o preenchimento do formulário sócio-profissional, dos dias 13 de setembro a 08 de outubro. A divulgação do calendário de matrículas acontecerá no dia 29 de outubro. Em 2011, as turmas deverão estar formadas e a etapa de reconhecimento de saberes deverá ser iniciada. O IFPA Campus Castanhal é, no momento, a única instituição do estado do Pará a fazer parte da Rede Certific. Na próxima sexta-feira, dia 20 de agosto, a equipe do Certific do Campus Castanhal voltará a Salinópolis, dessa vez para fazer a sensibilização junto aos pescadores.

PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA ESCOLAR

Hoje, dia 13 de agosto de 2010, é o último dia de inscrições para residência e semi-residência estudantil, masculina e feminina. Os (as) candidatos (as) deverão se apresentar para entrevista na CGAE já na próxima semana, de 16 a 20 de agosto, nos horários de 8h30 às 11h, e de 14h às 17h.


FUTEBOL DOS SERVIDORES

Os servidores boleiros do Campus Castanhal voltaram à ativa junto com a entrega do Ginásio Poliesportivo. O futsal dos servidores acontece toda quinta-feira, de 18h às 19h e tem sido muito animado. Cada semana aparecem mais servidores. Os estudantes aproveitam para assistir a brincadeira e malhar os servidores. Em breve estaremos prontos para desafiá-los em um amistoso.

FORMATURA E ENCERRAMENTO DE SEMESTRE

A turma de Técnico em Floresta 2009 está se formando hoje, dia 13 de agosto. A cerimônia será no Auditório Central do Campus Castanhal, pela manhã. A tarde, haverá uma missa. A noite será a sempre esperada recepção, no Festive.
A turma de Licenciatura em Educação do Campo, do Pró-Campo, ainda está longe de se formar, mas vai comemorar a finalização de seu primeiro semestre letivo. Será no sábado, dia 14 de agosto, pela manhã, no Ginásio Poliesportivo do Campus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário